09 março, 2012

Preconceito é TREND ?

   Hoje, no final da aula de modelagem, fiquei conversando com meu professor Anselmo Turques e a Isabela (que é uma nova aluna que trabalha como criadora de moda infantil masculina há anos) sobre o comportamento preconceituoso de algumas pessoas no mundo da moda.

   Fomos concluindo, no decorrer da conversa, o seguinte: é incrível como parece que as pessoas mais preconceituosas são as que mais reclamam de preconceito. Será isso uma resposta para o seu comportamento, ou do seu comportamento? O ovo ou a galinha?



   Já que a moda é um eterno ciclo de tendências, a lógica seria o "desapego", não? Estar preso a ideias é moda? É moda achar rejeitável a pessoa que não tem o mesmo estilo que o seu?

   Por outro lado, é fácil olhar para atitudes alheias quando não percebemos que até mesmo nós podemos acabar sendo preconceituosos, uma hora ou outra. Quando nossa mente se fecha pro nosso padrão individual, nosso estilo e conceito, encaramos tudo que é diferente disso como errado. Porém, na verdade, o que está errado é a atitude dogmática de pensar que tudo que diz respeito a si, ao seu gosto, sua opinião, é indiscutivelmente o melhor. O erro está em julgar uma pessoa pelo que ela veste ou quanto dinheiro traz no bolso. Ninguém é obrigado a gostar de ninguém. Mas, por favor, façamos isso depois de conhecer o tal alguém como PESSOA, não como OBJETO FASHION. PÓS CONCEITO, please. RESPEITO. CABEÇA ABERTA


   Não nos esqueçamos das nossas próprias ideias, mas estejamos abertos a novas opiniões. Isso só vai acrescentar mais cultura, mais conhecimento, mais INOVAÇÃO e mais alegria. Vamos nos permitir conhecer as pessoas pelo que são por dentro, e não por fora. Ter um coração também é parte de estar na moda.





2 comentários:

Fernanda disse...

Sábias e perfeitas palavras!

Marcela disse...

Toda a essência resume-se a esta citação:
"Por outro lado, é fácil olhar para atitudes alheias quando não percebemos que até mesmo nós podemos acabar sendo preconceituosos, uma hora ou outra."

Infelizmente, é esta a atitude que sempre acontece.
Mente aberta, rever conceitos,aceitar o novo, ou ao menos respeitá-lo como a identidade de alguém.