20 setembro, 2011

Harajuku!

  Harajuku é o nome popular de uma área ao redor de uma estação japonesa (Estação Harajuku, em Tókio).
  O local é conhecido como ponto de encontro de jovens adeptos de diversos estilos, um tanto quanto exóticos. Vamos falar de alguns dos mais populares!

Lolitas

  Sem dúvida, o estilo mais famoso de Harajuku. 
  As lolitas são meninas que se baseiam no modo de vestir das bonecas da Era VitorianaElas costumam usar muitos acessórios (na cabeça, geralmente, laços imensos!). Seus vestidos ou saias são no comprimento do joelho, em formato de sino, evitando uma imagem adulta ou vulgar. As pernas estão sempre escondidas por meias-calça de diversas cores e estampas, e os sapatos com formatos delicados como um Mary Janeou até botas com plataformas enormes. Cabelos impecáveis (na maioria das vezes, cacheados) e maquiagens pouco carregadas são sua marca registrada.
  Dentre os sub-estilos lolita, destacam-se três:

Classic Lolitas: Estão próximas do estilo de vestir vitoriano, pois usam seus padrões: muitas flores e cores puxadas para o rosa pêssego, creme e preto.

Gothic Lolita: Sua diferença está nas cores que usam: mais escuras, principalmente preto.

Sweet Lolita: Abusam de todas as cores, principalmente as de tom "bebê". Doces!



Visual Kei 
  Com influências do punk, do gótico, do vitoriano, do glam e com elementos da própria cultura japonesa, pode-se definir o estilo visual kei. 
  Uma característa marcante desse estilo é a androginia. 
  Nas vestimentas são encontrados muito xadrez e listras, sobreposição de peças, lentes de contato com cores diferentes, botas plataforma, e muito mais. Isso tudo, combinado de uma forma bem exótica e original. Até hoje muitas bandas (e pessoas) se inspiram no estilo. O cantor Miyavi é um exemplo.




Decora


Decora é indefinível! As garotas usam bolsas e roupas estampadas, milhares de presilhas no cabelo, incontáveis colares e pulseiras, pedrinhas na maquiagem, brinquedos usados como acessórios, meias coloridas e diferentes, e muita, mas muita cor (principalmente rosa). Tudo isso usando acessórios infantis e abusando da criatividade que a menina tiver! Também conhecido com "Fruits", o estilo vem entrando em declínio e é já é bem mais difícil encontrá-lo no Japão (mesmo ele crescendo em outras partes do mundo). É um estilo bem autêntico e espontâneo. 





Cosplay


  Você com certeza já passou ou irá passar por um cosplayer!

  Cosplayers são os que se vestem como personagens de animes e mangás, jogos e integrantes de bandas. Há até mesmo competições entre cosplayers em eventos de anime e cultura japonesa, ganhando o mais trabalhado e parecido com o personagem (no Brasil, por exemplo, acontece).




E se agora você se pergunta qual é o intuito disso tudo, nós respondemos: O mesmo de qualquer estilo hoje em dia, se vestir da forma que se possa usar o que gosta, se sentir bem e se expressar. Se arrisca?









  Acessório do dia: anéis duplos e triplos. Nada mais contemporâneo!



0 comentários: